Dedetização

Moscas

Moscas

As moscas pertencem à Ordem Diptera e possuem apenas um par de asas membranosas correspondente às asas anteriores, daí o nome da ordem (di = duas, ptera = asas). O par posterior transformou-se em duas estruturas, de tamanho reduzido, chamadas de halteres ou balancins, os quais dão equilíbrio ao inseto durante o vôo. Os dípteros pertencem a um dos quatro maiores grupos de organismos vivos existindo mais moscas do que vertebrados. Não ocorrem somente nas regiões ártica e antártica. Os dípteros apresentam metamorfose completa, isto é, apresentam as fases de ovo, larva, pupa e adulto.

Conhece-se aproximadamente 120.000 espécies de dípteros e estima-se que existam mais 1 milhão de espécies viventes. Estas espécies estão divididas em 188 famílias e aproximadamente 10.000 gêneros, sendo que por volta de 3.125 espécies são conhecidos apenas por registros fósseis. O mais antigo destes data de 225 milhões de anos atrás.

Podemos reconhecer as moscas pela cabeça, nitidamente distinta e móvel, com dois grandes olhos facetados, isto é, como se fosse dividido em várias partes (facetas). Algumas moscas possuem o aparelho bucal com capacidade para absorver líquidos enquanto que em outras o aparelho bucal é do tipo picador.


CONTROLE

Os métodos químicos consistem em aerossóis, iscas tóxicas, pulverizações residuais, e pulverizações espaciais.

Os aerossóis são facilmente encontrados em supermercados e são para pronto uso. Algumas precauções devem ser tomadas como: cuidado na direção do spray para que o jato de inseticida não caia no olho do aplicador, e não aplicar diretamente sobre chamas de fogão ou tomadas elétricas, pois podem ocasionar explosão ou incêndio.

As iscas tóxicas podem ser usadas no ambiente domiciliar. Existem no mercado iscas granuladas que devem ser dispostas nos locais onde ocorrem as moscas que são atraídas, alimentam-se e morrem por ingestão.

As pulverizações residuais e espaciais devem ser realizadas por pessoal profissional, desta forma, uma empresa de desinsetização deve ser contratada.

Fonte: Pragas Online.